quarta-feira, junho 20, 2007

"Blog com Tomates."


Fui nomeado para o prémio "Blog com Tomates" pela S.B. através do seu estupendo Narcisicamente. Agora, compete-me nomear outros 5 blogues para o prémio.

Sem grandes justificações, vou nomear 3 blogues de pessoas que conheço pessoalmente e 2 que já visito há muito tempo. De fora, ficaram vários blogues que visito todos os dias, mas que, por pertencerem a alguns dos bloggers mais célebres e reconhecidos, dispensam, estou certo, mais esta nomeação.

Actos Falhados - Em primeiro lugar, por pertencer a um dos meus mais recentes amigos. Este que foi, a determinada altura, o blogue do mês na miserável Rádio Comercial, está agora desamparado e sem comentários novos desde 5 de Novembro. Em segundo lugar, porque a pessoa que está por trás do blogue será, num futuro não muito além, grande. Grande em tudo o que quiser fazer. Assim, eu que sou um meticuloso oportunista, espero que, quando deixares de ser esse zé-ninguém que és por agora, não te esqueças desta nomeação quando eu precisar de algum favor... Por fim, acho que muitas das teias em que agora te embrulhas, são exactamente as mesmas com que eu me deparava quando era como tu: um pueril ser com barba de homem. Que esta nomeação sirva de incentivo para a revigoração do tónus muscular do teu blogue, ó cromo.

Cromossoma X - Este blogue pertence à Sónia. E quem é a Sónia, perguntam vocês. Não sei, respondo eu. Mas leio-a desde de que a descobri enquanto colaboradora no Portugal no Mundo. Vejo o seu blogue como o diário de uma menina de coração diáfano e de bem com a vida. Ela fala-nos de células e laboratórios - gritando coisas que me são imperceptíveis -, mas não se esquece de nos contar como é a sua avó e de como gosta de regressar a casa. Fascinam-me, cada vez mais, as pessoas, que como a Sónia, embarcaram rumo a outras costas, mas sem o pretexto de não querem levar recordações. Esta menina, entretanto, formou-se e tornou-se investigadora. E, sim, isto é um elogio. :-)

Fontes do Ídolo - Por ser uma louvável iniciativa de um amigo de longa data, o Bruno - o melhor jogador de futebol que alguma vez conheci (not) e com quem passei alguns dos melhores momentos da minha adolescência, altura em que vida se resumia a tentar copiar nos testes e a programar as viagens para as próximas férias -, com o intuito de criar um blogue que pugne por Braga e que mostre que por cá ainda há quem não tenha a memória corroída e o valores prostrados pelo betão. Um blogue composto por pessoas que, na sua maioria, não se conhecem, nem tampouco algumas vez se viram. Um blogue sem ambições, sem medos e que não se deixará vergar por febre alguma. Só peca por uma coisa, não tem nenhuma mulher entre os colaboradores. 'Tá mal, Bruno. 'Tá mal! :-)

Narcisicamente - É o blogue da S.B.. É o blogue que mais ressoa na minha cabeça. Se na vida, por vezes, nos vimos forçados a arranjar compensações, esta é a minha. Um blogue demasiado íntimo e delicado que entende as coisas como eu as entendo. Um blogue díficil, uma vez que "nem todos estamos prontos para aceitar aqueles que seguem o trajecto inverso do sangue." A S.B. e o seu blogue, "são, espero eu que apenas metaforicamente, veias cortadas e que, por isso mesmo, abalam todas as nossas certezas com pequenos gestos e sinais." Como já te disse, há em ti "uma subterrânea convicção de que em algum lugar a vida se compadecerá depois tanta caminhada". As notas que vais deixando à deriva no teu blogue são "testemunhas directas de uma densidade real e absolutamente desconcertante." Por fim, devo dizer que me dá um certo gozo ouvir os invejosos sempre a perguntar "Como é que a Sónia Balacó comenta no teu blogue?"... :-)

Tir Na Nog - De outro recente amigo. O Macballister, o Bale, o Minhoca (foi infeliz este, admito) é uma personagem intrincada. Parece que agora, que não está sozinho, encontrou o sentido para os dias de silêncio que passou quase sem ninguém. O seu blogue é uma praia limpa, quente mas muito bem escondida, como os segredos íntimos que temos medo de partilhar. Não por serem sórdidos, mas porque não é fácil encontrar quem nos ouça. Atentamente. Lá encontramos de tudo um pouco. O Bale não gosta do Mourinho, é do Braga e acha o Cristiano Ronaldo o melhor. Está visto que não se pode falar de futebol com ele. De resto, tem tudo o que é preciso. Avança pela vida com o fascínio de quem já viu as suas palavras sussurradas molhadas pelas mais dolorosas lágrimas. Ao Bale aproxima-me o facto de se mover num mundo que eu aceito. Que nunca te deixes guiar por mapas, amigo Bale.

E pronto. Está feito. Foi fácil. E eu a pensar que não queria fazer esta brincadeira.

13 comentários:

Cromossoma X disse...

Ai que me está a dar uma coisa!
Eu???!

:) brigada!

Anónimo disse...

E pronto... Só posso agradecer e dizer que começo a ter medo pelo facto de teres descrito o meu blog e a minha pessoa de uma forma assustadoramente parecida com a verdadeira identidade de ambos...
Um grande, grande obrigado. Pela nomeação, mas principalmente, pela descrição...

Abraço

Anónimo disse...

Acrescente-se só que erraste numa coisa. Eu acho o Cristiano Ronaldo o melhor da época passada (e acho que percebeste isso, até porque a palavra melhor está em itálico...) mas se me perguntares quem é o melhor, mas mesmo o melhor, vou-te sempre responder uma coisa: Dennis Bergkamp.

Sónia Balacó disse...

Obrigada pela primeira gargalhada do dia. =D
E pelos elogios, pois...

A.S. disse...

Cromossoma X, haja calma rapariga.:-)

As nomeações são inteiramente justas. Cada um dos blogues toca-me com os seus ecos e venenos.

Sr. Bale, um pouco de calma também para ti. Sms's e tudo? O que virá a seguir? Casamento? Poupa o dinheirinho... Como dizia o outro, "gostasteS"?

S.B., de nada. Mas não sabes a missa pela metade... :-) O que eu já aturei por causa disso. :-) E fazem perguntas, e querem saber e supõem e tentam adivinhar... Enfim, crianças de barba... :-)

Anónimo disse...

Boas nomeações...
Parabéns aos escolhidos... =)

Dora(é verdade o Bale agora já não está sozinho)

Anónimo disse...

Estou sinceramente surpreendido. Mas mesmo. Não só por escolheres o actos falhados, como pelos elogios à minha pessoa (eram elogios, não eram?). Mas como já te disse mais que uma vez, não sei porquê, aprecio e respeito o teu sentido crítico (não sei mesmo porquê...). Só me resta rejubilar de alegria e agradecer-te pelo incentivo, numa altura tão...agitada (sim, porque o tónus muscular não é so para os blogs...).
Abraço oh urso

Sónia Balacó disse...

Lindo! As pessoas precisam de ficção e não têm pachorra para telenovelas. Então procuram-na na vida quase real, que é isto que tu e eu temos por casa: a blogosfera.

Ainda acerca do que escreveste sobre o blog e eu, não deixa de ser curioso que te cites a ti mesmo. É engraçado como nada do que ali dizes é novo, como se já te tivesse atravessado a necessidade de verbalizar aquela catrefada de elogios meio obscuros. Ver de repente o meu canto ser apelidado de "difícil" faz-me pensar no que um amigo meu me dizia hoje acerca dos meus textos. Falava ele de uma certa força na linguagem que de alguma forma lhe provocava repulsa. A essa força eu chamo "a verdade de um soco". Não sei se é propriamente a isso que te referes. Queres traduzir?

Cromossoma X disse...

Ontem foi tudo tão rápido que nem deu para agradecer á séria...

(Isto é estranho) é essa a imagem que eu passo?

Obrigado pelos elogios :)

A.S. disse...

Cromossoma x, não há nada para agradecer. Até parece que estou a dividir o prémio do euromilhões contigo. :-) Quanto ao resto, não sei se é essa a imagem que passas, mas foi essa a ideia que eu construi de ti.

S.B., enganas-te. Nada disso. Quando falo em textos centrípetos é a este retorno que me refiro. O que há tempos escrevi fez sentido, mas, hoje, faz ainda mais. O facto de eu alterar as palavras, ou de as dizer de diferente modo não acrescentaria novidade alguma ao discurso. A novidade está sempre em descobrir coisas onde parece não existir mais nada. Há que ser um arqueólogo dos textos. A novidade está sempre em ler sem direcção ou tempo precisos.

Quanto ao "difícil", não deixa de ser curioso que me perguntes sobre a palavra mais "facilmente" perceptível do texto. Ainda bem. Porque ela é, a meu ver, a fundamental. O teu amigo parte em vantagem. Eu não te conheço. E mesmo lendo o teu blogue, limito-me a adivinhar e a criar ilusões ou imagens. A mim não me causa repulsa alguma aquilo que escreves. Pelo contrário, o teu blogue é "difícil" porque é tentador. Espaço de açucenas e incertezas. Não há um decalcar repetitivo dos dias, no teu blogue. Há antes, quero eu pensar, um aproveitar, sofregamente, o pouco tempo que sobeja, como recordações de uma memória asfixiada pela renovação da pele. Eu sinto-o como um lugar onde se pode perder tudo e ainda assim não desejar mais nada. Não te parece uma situação "difícil" o suficiente? :-)

A.S. disse...

Caro chichorro, esqueci-me de ti.

claro que não eram elogios. não se pode elogiar um burgesso da tua natureza. tu, ameu ver, és como uma torrada. sabes? aquelas que só ficam realmente boas se as deixarmos queimar um bocadinho...

Anónimo disse...

Eiii Bósnia, chamou-te torrada. Quer-te comer!! Eiiiiiiii, a dizer!

Anónimo disse...

Boas escolhas!
Principalmente o "actos falhados" e o "Tir Na Nog" Grandes Blogs =)

Bjo*