Segue-se uma composição feita por um aluno de 11 anos para a disciplina de Português:
«Amada Sementinha:
Escrevo-te esta carta porque não posso esconder tal paixão. Amaldiçoado seja o dia em que quis comer-te e abençoado seja o dia em que por ti me apaixonei. Lê os seguintes versos de um pobre e apaixonado Rouxinol. Que cada palavra seja digna dos teus olhos.
Seca o sol as minhas lágrimas,
Escondendo assim, a tristeza;
Disse-me o sol o quanto me amavas,
Agora amor senti, com certeza.
Escuridão da noite, porque escondeis,
Minha felicidade por tal semente?
Peço-te lua que a ilumineis
Amar-te-ei ainda mais, certamente.
Agradeço ao sol e à lua,
A doçura e a iluminação;
Fizeram-me perceber que era tua,
Tal ternura, tal paixão.
Não sei o que dizer,
É esta a conclusão:
Amo-te e amar-te-ei…
Não esqueças, … este coração.
Sementinha, espero ter-te agradado, mas mais do que isso, espero a tua resposta. Não sou digno de ti, mas tu em mim tudo mudaste…
Olha em teu redor, ouve o rumor, que dentro de mim só há suor…
DE TANTO AMAR-TE, MEU AMOR.
Do teu louco vagabundo Rouxinol.
A. M.»
«Amada Sementinha:
Escrevo-te esta carta porque não posso esconder tal paixão. Amaldiçoado seja o dia em que quis comer-te e abençoado seja o dia em que por ti me apaixonei. Lê os seguintes versos de um pobre e apaixonado Rouxinol. Que cada palavra seja digna dos teus olhos.
Seca o sol as minhas lágrimas,
Escondendo assim, a tristeza;
Disse-me o sol o quanto me amavas,
Agora amor senti, com certeza.
Escuridão da noite, porque escondeis,
Minha felicidade por tal semente?
Peço-te lua que a ilumineis
Amar-te-ei ainda mais, certamente.
Agradeço ao sol e à lua,
A doçura e a iluminação;
Fizeram-me perceber que era tua,
Tal ternura, tal paixão.
Não sei o que dizer,
É esta a conclusão:
Amo-te e amar-te-ei…
Não esqueças, … este coração.
Sementinha, espero ter-te agradado, mas mais do que isso, espero a tua resposta. Não sou digno de ti, mas tu em mim tudo mudaste…
Olha em teu redor, ouve o rumor, que dentro de mim só há suor…
DE TANTO AMAR-TE, MEU AMOR.
Do teu louco vagabundo Rouxinol.
A. M.»
4 comentários:
sim, mas o ensino está mesmo mal
ester
Pois, mas este aluno é especial, em vários sentidos.
Haverá sempre mentes brilhantes, e estas aprendem bem, apesar dos defeitos do sistema educativo.
O País está em crise educativa generalizada, resultado das políticas governamentais dos últimos 20 anos, que empreenderam experiências pedagógicas malparadas na nossa Escola. Com efeito, 80% dos nossos alunos abandonam a Escola ou recebem notas negativas nos Exames Nacionais de Português e Matemática. Disto, os culpados são os educadores oficiosos que promoveram políticas educativas desastrosas, e não os alunos e professores. Os problemas da Educação não se prendem com os conteúdos programáticos ou com o desempenho dos professores, mas sim com as bases metódicas cientificamente inválidas.
Ora, devemos olhar para o nosso Ensino na sua íntegra, e não apenas para assuntos pontuais, para podermos perceber o que se passa. Os problemas começam logo no ensino primário, e é por ai que devemos começar a reconstruir a nossa Escola. Recomendamos vivamente a nossa análise, que identifica as principais razões da crise educativa e indica o caminho de saída. Em poucas palavras, é necessário fazer duas coisas: repor o método fonético no ensino de leitura e repor os exercícios de desenvolvimento da memória nos currículos de todas as disciplinas escolares. Resolvidos os problemas metódicos, muitos dos outros, com o tempo, desaparecerão. No seu estado corrente, o Ensino apenas reproduz a Ignorância, numa escala alargada.
Devemos todos exigir uma acção urgente e empenhada do Governo, para salvar o pouco que ainda pode ser salvo.
José, obrigado pela informação. Concordo com parte substancial do que aqui me deixou.
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